quinta-feira, 12 de julho de 2012

TUDO sobre CREATINA!!!



A Creatina já é uma velha conhecida dos atletas e praticantes de atividade física. Ela já foi odiada, adorada, proibida e liberada... Mas vamos entender um pouco mais sobre este suplemento que tanto promete. E melhor, cumpre!

1) O que é a Creatina?
A Creatina é uma substancia de produção endógena, ou seja, naturalmente produzida pelo organismo, formada pela junção de três aminoácidos – Metionina, Glicina e Arginina. É produzida principalmente no fígado e através da corrente sanguínea, chega as células musculares, onde tem um papel importante na produção de energia (ressíntese de ATP).

2) Por que suplementar Creatina?
Muitos estudos mostram que o incremento da Creatina endógena através da suplementação exógena, é capaz de aumentar de 15 a 30% os estoques musculares de Creatina. Este aumento na disponibilidade de Creatina, ajuda a manter as concentrações de ATP durante os exercícios de alta intensidade e curta duração, como é o caso da musculação e das modalidades que exigem explosão muscular.

3) Por que a Creatina aumenta a Força?
A Creatina aumenta a força, justamente porque o aumento da concentração de Creatina intra-muscular provoca uma “turbinada” na ressíntese de ATP (geração de energia). Essa “turbinada” faz com que haja mais energia disponível para a contração muscular, o que promove um retardo na falha concêntrica do músculo. Trocando em miúdos, a fadiga muscular é protelada por alguns segundos, o que permite ao indivíduo aumentar a carga para fazer o mesmo numero de repetições.

4) Por que a Creatina aumenta o volume muscular?
A Creatina aumenta o volume muscular, por dois motivos:

a) O primeiro é o fato de o indivíduo realmente conseguir aumentar as cargas de treino, devido a otimização da ressíntese de ATP. A partir daí inicia-se um ciclo anabólico positivo: o indivíduo aumenta a carga, aumentando a carga, o dano muscular é maior, com um dano muscular maior, a resposta fisiológica é melhor e como resultado final a hipertrofia (aumento do volume muscular) também é maior.

b) O segundo motivo é o efeito osmótico que a Creatina possui.
O que é isso? Simples! A Creatina, tem um alto poder de atrair água (por osmose) para o meio onde se encontra. Visto que a Creatina se concentra nos estoques intra-musculares, é justamente para dentro do músculo que ela irá atrair água. Isto é fantástico!!! Afinal não se trata de água subcutânea, aquela que atrapalha a definição muscular, mas sim, de água intra-muscular que promove um aumento visível e significativo do volume muscular.

5) Como devo usar a Creatina?
Este talvez seja o ponto mais importante. Quem acha que deve se entupir de Creatina, pois quanto mais Creatina melhor, esta muito enganado!
A Creatina deve ser utilizada em duas fases: Saturação e Manutenção.
Na saturação, são 20 gramas de Creatina, fracionadas em 4 vezes de 5 gramas por dia. E atenção! Bastam três dias de saturação. Estudos recentes mostram que três dias são suficientes para saturar os estoques intra-musculares com Creatina.
Importante! A Creatina deve ser administrada em ciclos, jamais de forma contínua, pois há uma redução / inibição da Creatina endógena, durante a administração da Creatina exógena. O ideal é fazer o ciclo por 2 a 3 meses e depois disto, interromper o ciclo por - no mínimo - 30 a 40 dias, para que o músculo “limpe” toda a Creatina exógena utilizada no ciclo.

Esta aí uma ótima opção para quem quer aumentar a força e o volume muscular, sem fazer uso dos esteróides anabolizantes, que trazem consigo tantos e devastadores efeitos colaterais.

Bons treinos e até a próxima!!!

GRAZI LEITE


5 comentários:

  1. Parabéns pelo artigo Grazi.

    Não conhecia essa técnica de saturação.
    Vou pesquisar mais sobre esse assunto.

    Se algum leitor quiser uma dica de onde comprar a creatina da universal em um site de confiança eu indico a Vianutri:

    http://www.vianutri.com.br/creatine-powder-universal-nutrition.html

    Abraços

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  2. Normalmente eu faço ciclos de creatina, carrego durante 1 semana com 20 gramas e 4 semanas de manutenção com 5 gramas. Compro a creatina monohidrato aqui: www.suplementos-online.com/PT/creatina

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  3. Olá, pessoal! Acho a creatina da Universal ótima. Aqui vai uma dica para quem quiser economizar: compensa comprar no site iherb.com, sai bem barato, você compra uma creatina (200g) e ganha outra de brinde. E se usar o código promocional NAK992, ganha 10 dólares de desconto (para compras a partir de $40) + frete grátis + amostras grátis. Se comprar menos de $40, você ganha 5 dólares de desconto com o código NAK992. Vale muuuuuito a pena!
    http://www.iherb.com/?rcode=NAK992

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  4. The issues involving Creatina has been a popular topic amongst scholars for many years. The constantly changing fashionable take on Creatina demonstrates the depth of the subject. Indispensable to homosapians today, its influence on western cinema has not been given proper recognition. It still has the power to shock those most reliant on technology, who are yet to grow accustomed to its disombobulating nature.

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