quinta-feira, 12 de julho de 2012

TUDO sobre CREATINA!!!



A Creatina já é uma velha conhecida dos atletas e praticantes de atividade física. Ela já foi odiada, adorada, proibida e liberada... Mas vamos entender um pouco mais sobre este suplemento que tanto promete. E melhor, cumpre!

1) O que é a Creatina?
A Creatina é uma substancia de produção endógena, ou seja, naturalmente produzida pelo organismo, formada pela junção de três aminoácidos – Metionina, Glicina e Arginina. É produzida principalmente no fígado e através da corrente sanguínea, chega as células musculares, onde tem um papel importante na produção de energia (ressíntese de ATP).

2) Por que suplementar Creatina?
Muitos estudos mostram que o incremento da Creatina endógena através da suplementação exógena, é capaz de aumentar de 15 a 30% os estoques musculares de Creatina. Este aumento na disponibilidade de Creatina, ajuda a manter as concentrações de ATP durante os exercícios de alta intensidade e curta duração, como é o caso da musculação e das modalidades que exigem explosão muscular.

3) Por que a Creatina aumenta a Força?
A Creatina aumenta a força, justamente porque o aumento da concentração de Creatina intra-muscular provoca uma “turbinada” na ressíntese de ATP (geração de energia). Essa “turbinada” faz com que haja mais energia disponível para a contração muscular, o que promove um retardo na falha concêntrica do músculo. Trocando em miúdos, a fadiga muscular é protelada por alguns segundos, o que permite ao indivíduo aumentar a carga para fazer o mesmo numero de repetições.

4) Por que a Creatina aumenta o volume muscular?
A Creatina aumenta o volume muscular, por dois motivos:

a) O primeiro é o fato de o indivíduo realmente conseguir aumentar as cargas de treino, devido a otimização da ressíntese de ATP. A partir daí inicia-se um ciclo anabólico positivo: o indivíduo aumenta a carga, aumentando a carga, o dano muscular é maior, com um dano muscular maior, a resposta fisiológica é melhor e como resultado final a hipertrofia (aumento do volume muscular) também é maior.

b) O segundo motivo é o efeito osmótico que a Creatina possui.
O que é isso? Simples! A Creatina, tem um alto poder de atrair água (por osmose) para o meio onde se encontra. Visto que a Creatina se concentra nos estoques intra-musculares, é justamente para dentro do músculo que ela irá atrair água. Isto é fantástico!!! Afinal não se trata de água subcutânea, aquela que atrapalha a definição muscular, mas sim, de água intra-muscular que promove um aumento visível e significativo do volume muscular.

5) Como devo usar a Creatina?
Este talvez seja o ponto mais importante. Quem acha que deve se entupir de Creatina, pois quanto mais Creatina melhor, esta muito enganado!
A Creatina deve ser utilizada em duas fases: Saturação e Manutenção.
Na saturação, são 20 gramas de Creatina, fracionadas em 4 vezes de 5 gramas por dia. E atenção! Bastam três dias de saturação. Estudos recentes mostram que três dias são suficientes para saturar os estoques intra-musculares com Creatina.
Importante! A Creatina deve ser administrada em ciclos, jamais de forma contínua, pois há uma redução / inibição da Creatina endógena, durante a administração da Creatina exógena. O ideal é fazer o ciclo por 2 a 3 meses e depois disto, interromper o ciclo por - no mínimo - 30 a 40 dias, para que o músculo “limpe” toda a Creatina exógena utilizada no ciclo.

Esta aí uma ótima opção para quem quer aumentar a força e o volume muscular, sem fazer uso dos esteróides anabolizantes, que trazem consigo tantos e devastadores efeitos colaterais.

Bons treinos e até a próxima!!!

GRAZI LEITE


4 comentários:

  1. Parabéns pelo artigo Grazi.

    Não conhecia essa técnica de saturação.
    Vou pesquisar mais sobre esse assunto.

    Se algum leitor quiser uma dica de onde comprar a creatina da universal em um site de confiança eu indico a Vianutri:

    http://www.vianutri.com.br/creatine-powder-universal-nutrition.html

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Normalmente eu faço ciclos de creatina, carrego durante 1 semana com 20 gramas e 4 semanas de manutenção com 5 gramas. Compro a creatina monohidrato aqui: www.suplementos-online.com/PT/creatina

    ResponderExcluir
  3. Olá, pessoal! Acho a creatina da Universal ótima. Aqui vai uma dica para quem quiser economizar: compensa comprar no site iherb.com, sai bem barato, você compra uma creatina (200g) e ganha outra de brinde. E se usar o código promocional NAK992, ganha 10 dólares de desconto (para compras a partir de $40) + frete grátis + amostras grátis. Se comprar menos de $40, você ganha 5 dólares de desconto com o código NAK992. Vale muuuuuito a pena!
    http://www.iherb.com/?rcode=NAK992

    ResponderExcluir