sábado, 21 de julho de 2012

Mulheres com braços fortes e definidos! Por que não?!




A grande maioria das mulheres, treina perna (MMII) na intensidade máxima, como se não houvesse amanhã. Muitas tem até mais força que os homens quando se trata de Agachamento e Leg Press. Mas quando o assunto é o treino de braço (MMSS) ... Aí a coisa muda de figura! A mulheres parecem economizar no treino de braço! Para não ser injusta, algumas poucas, treinam braço com o mesmo afinco que treinam perna. Mas, são sem dúvida, a minoria.
Vamos esclarecer por que isso ocorre e derrubar alguns mitos existentes na cabeça das mulheres, para que elas mudem esta visão.

Porque as mulheres não gostam de treinar braço?
Essa é fácil! Porque morrem de medo de ficar muito musculosas e perder a feminilidade. Mas isto é puro MITO! Nenhuma mulher, apenas com o treino, é capaz de ganhar tanta massa muscular a ponto de ficar parecendo um homem!

Mulher, não precisa ter medo de ficar musculosa!
Não tenham medo de ficar muito fortes, pois ainda que quisessem, não é tão fácil assim! Ocorre que as mulheres não possuem um quadro hormonal propício para promover tanta hipertrofia muscular a este ponto. Isso pode acontecer sim, se fizerem uso de Esteróides Anabolizantes. Com esta “ajuda” farmacológica, realmente a mulher pode perder sua feminilidade. Afinal, os Estereoides Anabolizantes são derivados de Testosterona sintética. A Testosterona, hormônio masculino, é responsável pelas características sexuais masculinas: aumento de força e massa muscular, aumento de pelos, engrossamento da voz... Obviamente se as mulheres fizerem uso deste hormônio, estarão sujeitas a ter tais adaptações, características de um homem. Mas se treinarem de forma natural, sem a interferência de farmacológicos, podem “mandar ver” que não há risco de masculinizar.

Pra que treinar braço???
Por dois motivos:
Simetria: Quanto mais simétrico uma corpo, mais bonito. Não é feio quando vemos um “homem-rã” com o tronco enorme e as pernas finas?? Pois então, também é estranho ver uma mulher com coxas e glúteos enormes e um tronco esquelético com braços finos e flácidos. Por isso mulheres, temos que buscar a harmonia entre tronco e pernas, para que o conjunto fique mais simétrico e esteticamente bonito de se ver.
Postura: Os músculos tem a função de sustentação do esqueleto. Sem os músculos, nosso esqueleto desmontaria no chão, pela ação da gravidade. Então quando a musculatura esta fraca, há uma queda postural, uma vez que os músculos mal conseguem sustentar o peso do esqueleto. É por isso que é normal ver pessoas cifóticas (corcundas) ou com outros desvios posturais. Muitas vezes, é falta de fortalecimento da musculatura do tronco e cintura escapular. Mais um motivo pra tomar coragem e treinar os braços com mais vontade!

Como deixar meus braços fortes e definidos?
Bom, primeiro é preciso definir qual é o seu objetivo:
a) Quero aumentar o volume muscular dos meus braços: Ótimo! Se é este o objetivo, então o treino é de HIPERTROFIA. A principal característica deste treino é a alta intensidade, ou seja, prepare-se para colocar CARGA! Realize séries de 8 a 12 repetições, com a “carga justa”. Ou seja, se o objetivo é fazer 10 repetições, é preciso ajustar a carga para 10 repetições máximas (10 RM), sem ter condições de fazer 11. É executar o movimento de forma correta, até a falha concêntrica, até o esgotamento muscular.
b) Quero apenas deixar meus braços rigidos e definidos: Tranqüilo! Para aquelas que não querem aumentar o volume muscular dos braços, o treino é de RESISTENCIA MUSCULAR. Neste treino, o volume de repetições é maior, logo a carga utilizada deve ser menor. Realize séries de 15 a 20 repetições, com a “carga justa”. Não é porque o objetivo é resistência que pode ficar usando aqueles pesinhos coloridos de 1 kg, ok?! Se são 15 repetições, a carga deve ser ajustada para 15 repetições máximas. Não tem moleza! Desta forma, é possível enrijecer, tonificar e definir os braços, sem contudo aumentar o volume muscular.

Vamos lá Mulherada! Vamos treinar esses braços sem medo de ser feliz!!!
Bons treinos e até a próxima!!!

Profa Grazi Leite

4 comentários:

  1. Ótima postagem, Grazi! Amei! Da academia onde malho, sou uma das poucas q adoooram malhar braço. Esse esclarecimento é muito importante pra mulherada. Parabéns! bjkas!

    ResponderExcluir
  2. Grazi fiquei c bração ao fazer musculacao. O pouco peso p soh definir eh o peso confortavel? Digo,sem sofrer???
    Os profs ficam aumentando a carga mm eu dizendo q n kero aumentar os braços. O q faço?
    Roberta
    Robjota@aol.com

    ResponderExcluir
  3. Não vejo a hora de ficar tudo durinho.

    ResponderExcluir