segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Abdomen definido para o Verão!!!


Quem não quer ter um abdômen firme e definido?!
Com certeza todos nós. Acredite é possível! Mas antes das dicas de treino, vamos esclarecer mito e verdade sobre abdômen e os exercícios abdominais:

MITO - Quanto mais abdominais, melhor!
Não é bem por aí… Aqueles que fazem centenas de abdominais todos os dias, pensando que quanto mais, melhor, estão enganados. O abdômen é um músculo como qualquer outro e por isso não deve ser treinado todos os dias, ele também merece seu descanso, como os demais. Lembre-se que o músculo cresce e se fortalece no descanso e por isso devemos respeitar seu intervalo de recuperação. Porém, o abdômen possui uma característica peculiar, ele se recupera mais rapidamente que outros músculos, devido à sua composição de fibras musculares e por ser um músculo postural. Ainda assim, não devemos treiná-lo todos os dias. O máximo permitido seria realizar abdominais em dias alternados (dia sim, dia não…). E quando for o dia de treiná-lo, não há necessidade de realizar 500 abdominais!
Bastam algumas séries com a execução correta e a carga adequada.

VERDADE – Abdominal não tira a barriga.
Você já deve ter ouvido esta frase algumas vezes na academia… E infelizmente, ela tem um fundo de verdade! Vamos explicar o que ocorre: Quando você faz abdominais, está fortalecendo e tonificando a musculatura do abdômen. Porém, a camada de gordura que está sobre a musculatura, vai continuar no mesmo lugar, encobrindo todos os ventres (mais conhecidos como: gominhos) do seu abdômen. A única maneira que existe de “afinar” esta camada de gordura é emagrecendo. Quando você emagrece, perde gordura do corpo de uma forma geral, inclusive a gordura abdominal - o que permite com que você possa visualizar melhor os gominhos do seu abdômen! Isso é o que chamamos de definição muscular.
Quando falamos em emagrecer, estamos falando em gerar um balanço calórico negativo. Ou seja, gastar mais calorias do que se ingere ou ingererir menos calorias do que se gasta. É simples e matemático! Mas para que isso ocorra, é preciso ter uma alimentação saudável e balanceada. Fique atento!

DICA DE TREINO – Nas academias existem muitas pessoas que têm o hábito de realizar abdominais diariamente no término dos treinos. Não siga a maioria! Procure fazer abdominais no máximo 3 vezes por semana e em dias alternados. É fundamental respeitar o intervalo de recuperação muscular para que haja resposta ao estímulo. Mas, além disso, temos que considerar as duas formas diferentes de se treinar abdômen:

1) Para aumentar os “gominhos”: O abdômen, por fazer a flexão da coluna, tem um formato peculiar, sendo dividido em vários ventres (gominhos). Quando esses gominhos aumentam seu volume, sobressaem e dão ao abdômen o famoso aspecto de tanquinho. Para aumentar o volume (hipertrofia) dos gominhos é necessário fazer um trabalho clássico de hipertrofia, no qual deve-se trabalhar com um volume de repetições baixo (de 8 à 12 repetições) e com uma carga alta. Exemplo: Realizar 4 séries de 10 repetições na máquina, com carga intensa. Considerando que a carga intensa, permite que as 10 repetições sejam realizadas com a execução correta, porém com grande esforço.

2) Para enrijecer e tonificar: Este geralmente é o tipo de treino que as mulheres preferem. O objetivo não é aumentar o volume dos gominhos para ficar com o abdômen com aparência de um tanquinho, mas apenas deixar o abdômen chapado, rígido e tonificado. Para se obter este resultado é preciso treinar com um volume de repetições mais alto (de 15 à 20 repetições) e uma carga moderada. Exemplo: Realizar 4 séries de 20 repetições no solo com carga moderada. Considerando que a carga moderada permite com que as 20 repetições sejam concluídas com a execução correta, numa intensidade moderada.


Muito bem! Dicas de treino dadas, agora é hora de colocar em prática!

Bons treinos e ótimo Verão!


Profa. Grazi Leite

Um comentário:

  1. nossa Grazi um dos blogs mais perfeito q encontrei do genero, parabéns...gostei da matéria de treino circuito..um dia na academia vi uma garota malhando feito louco desse jeito agora entendo pq...vou optar por esse estilo ateh secar, entaum ai parti com tudo pra musculação.

    quais exercicios vc recomenda pra maior perca de peso.

    e definir as pernas, eu pratico futebol há qse 10 anos e naum saum taum definidas.


    abraço e se cuida.

    ótimo ano q se inicia pra vc.

    ResponderExcluir