segunda-feira, 6 de junho de 2011

É possível fortalecer os Tendões ?


A resposta é SIM! Além de possível, é extremamente recomendado, para prevenir ou tratar lesões.
Em primeiro lugar, vamos entender o que são e para que servem os tendões. Pois bem, os tendões são “cordões” fibrosos de tecido conjuntivo, compostos por fibras colágenas que se entrelaçam. Estes são uma extensão dos músculos, e tem a função de fixar os músculos aos ossos. Graças aos tendões torna-se possível o movimento de um segmento ósseo, pois quando há contração de um músculo, o seu respectivo tendão traciona o osso.
Já deu para perceber a importância dos tendões, não é mesmo? Isso significa que fortalecê-los é de grande valia para evitar inflamações, inchaços e até mesmo a ruptura destas estruturas. Alguns atletas ou mesmo praticantes assíduos de atividade física, já experimentaram o dissabor de romper um tendão. E isso pode e deve ser evitado, pois tendões e ligamentos são treináveis e podem aumentar de diâmetro!
Estas estruturas possuem capacidade de regeneração. Esta regeneração se dá pela proliferação de células do tecido conjuntivo que os envolve. Obviamente tal capacidade de regeneraçao não se compara com a dos músculos, porém com um pouco de paciência e dedicação ela ocorrerá.
Vamos ao que interessa! Para fortalecer os tendões é simples, basta realizar um treinamento de Musculação, com alto volume e baixa intensidade. Trocando em miúdos, deve-se executar um alto número de repetições (de 20 a 30) com uma carga baixa a moderada. Afinal o objetivo não é provocar adaptações no músculo, mas sim nos tendões. Especialmente se já houver histórico de lesão nos tendões, tenha muita cautela na hora de selecionar as cargas!
Se você está pensando que este é um trabalho chato, concordo. É um trabalho lento e monótono, mas eu garanto, vale a pena e seus tendões agradecem!

Bons treinos e até a próxima!!

PROFA GRAZI LEITE